Exposição ACERT - A BELEZA QUE NÃO É SÓ MINHA....




 Uma exposição que convoca o olhar para a beleza do corpo e do tempo que sobre ele vai passando A exposição fotográfica A Beleza que não é só minha… é o resultado de um trabalho de dois anos com os alunos da Universidade Sénior de Tondela, na disciplina de Gerontologia Social. Trabalhámos neste período a visão de mundo, o papel que cada um ocupa na sociedade, as escolhas que são feitas ao longo da vida, de forma consciente e inconsciente, os conceitos e preconceitos, a sexualidade e a sensualidade na contemporaneidade e na terceira idade. 

Este último tema foi o mais sensível de se trabalhar, pela dificuldade que existe nas pessoas que estão nesta faixa etária em perceberem a beleza que nelas existe, sendo esta dificuldade reforçada na sociedade pelo conceito estereotipado de beleza, circunscrito a uma faixa etária mais jovem.

Os alunos, todos acima de 65 anos, despiram-se de pré-conceitos e aceitaram o desafio de posar para as lentes de um fotógrafo profissional, com o intuito de mostrar à sociedade a beleza que transcende padrões e estigmas. Todos os profissionais envolvidos: terapeuta ocupacional, fotógrafo, maquilhador e designer gráfico trabalharam voluntariamente, por acreditarem que este projeto pode contribuir para uma mudança de paradigma social diante do envelhecimento e do corpo que envelhece.

Convidamo-lo a despir-se também de pré‑conceitos e a ver a beleza existente na diversidade humana. 

 Entrada gratuita até 19 de fevereiro.

Comentários